A Polônia ainda não descartou completamente o plano de enviar os seus caças MiG-29 como ajuda militar para a Ucrânia. Mas embora a doação ainda não tenha se concretizado, os poloneses já estudam alternativas para substituir os seus exemplares do caça de fabricação soviética.
+Bruna Griphao posa de biquíni dourado durante viagem em Bahamas
+ Tupolev Tu-4: 1º bombardeiro nuclear da Rússia era cópia de avião da Boeing
+ Romênia suspende voos de caças MiG-21 depois de 60 anos
+ Veja os países da Otan que ainda utilizam o caça MiG-29
De acordo com o site Breaking Defense, uma das alternativas estudadas pela Polônia é a substituição dos MiG-29 por um lote entre 12 e 16 aeronaves Eurofighter Typhoon de 1ª geração que serão adquiridas usadas da Itália. Isso permitiria que, em caso de entrega dos MiGs, a defesa aérea do país europeu fosse rapidamente recuperada.
Embora menos capazes do que os caças de levas mais recentes, os Eurofighter de 1ª geração (do início dos anos 2000) são mais atuais do que os MiG-29 poloneses, cujos primeiros exemplares chegaram ao país no final dos anos 1980.
Frota que foi reforçada nos anos 2000 com aviões usados herdados pela Alemanha da antiga Alemanha Oriental. A Polônia é atualmente um dos poucos membros da Otan a utilizar o MiG-29. Herança de um tempo em que o país era parte do antigo Pacto de Varsóvia, a aliança militar que antagonizava a Otan na Europa.